Joel Abrão recebeu o Prêmio Personalidade Pool Design 2014, pela contribuição e desenvolvimento do bairro Tatuapé e seus mais de 400 projetos espalhados pela Grande São Paulo. A Associação Pool Design é a união de lojistas dos diversos setores de decoração e acabamentos, que tem como principal objetivo concentrar e valorizar o comércio local que compreende principalmente os bairros do Tatuapé e Anália Franco, atendendo às exigências e expectativas de arquitetos e designers de interiores.
Em entrevista exclusiva ao Anuário Pool Design, o arquiteto vencedor do melhor projeto residencial das Américas em 2013 recorda momentos marcantes em sua carreira, como quando trabalhou com cenografia no SBT, e da amizade com o apresentador Silvio Santos. Referência na arquitetura nacional e internacional, Joel Abrão projetou mais de 400 prédios na cidade de São Paulo. Destes, 130 no Tatuapé.
O arquiteto Joel Abrão, à frente do escritório J.J Abrão Arquitetura, foi premiado com o “International Property Awards” na competição regional “Américas 2013-2014”, categoria “High Rise Architecture”, pelo projeto arquitetônico do Residencial Katherine. A entrega do prêmio aconteceu no dia 6 de dezembro, no Hotel Grosvenor, em Londres, durante o “International Property Show”, que incorpora a apresentação do “Américas Awards”. O Residencial Katherine, localizado na Rua Cândido Lacerda, 321, no Jardim Anália Franco em São Paulo, foi idealizado com o objetivo de imprimir em seus traços e contornos a poesia da boa arquitetura. “O projeto pode ser visto em detalhes nas publicações “World’s Best Twentieth Anniversary” e World’s Best Americas 2013-2014”.
Lançado em 2013 para comemorar os 40 anos da Associação Brasileira dos Escritórios de Arquitetura (AsBEA), e contar a história da entidade e a evolução da Arquitetura Brasileira nas últimas quatro décadas.
O desenvolvimento da instituição possui paralelos com a história recente do país, do ponto de vista político, econômico e cultural, inserido nesse contexto, JJ Abrão dá a sua contribuição com seu trabalho e sua arte.
O trabalho de Joel Abrão está entre os quarenta e oito escritórios de arquitetura mais representativos do Brasil. Os detalhes desses projetos estão neste livro, lançado em 2011 pela Associação Brasileira dos Escritórios de Arquitetura - AsBEA.
Um registro de grande importância e uma homenagem aos arquitetos que projetam em detalhes nossas cidades, parques, jardins, prédios e ambientes.
O Livro “Fachadas” demonstra a expertise e capacidade técnica em 72 projetos de 27 escritórios associados, como Carlos Bratke, Botti Rubin, Rogério Batagliesi, Aflalo & Gasperini e JJ Abrão.
Lançada em 2012 a publicação tem a missão de ilustrar produção nacional tornando-a acessível a diferentes públicos, e promover a arquitetura brasileira e seus diferenciais frente a um mercado internacional cada vez mais competitivo.
Lançado também em 2012 o livro "Não Edificados" traz esboços de 79 projetos não construídos, que destacam a fonte de inspiração e o diferencial de cada um deles.
Estão presentes concepções de 35 escritórios, entre eles o escritório JJ Abrão Arquitetura.
A Porte Construtora e os arquitetos Joel Abrão, da J. J. Abrão, e Siegbert Zanettini representaram muito bem a Zona Leste no V Grande Prêmio de Arquitetura Corporativa, a mais importante premiação do País no setor. O evento ocorreu no último dia 15, durante a 12ª Office Solution ArquiShow Facility Show, feira de produtos e serviços para arquitetura, decoração, prediais e interiores, no pavilhão da Bienal no Parque Ibirapuera. A Porte Construtora realizou em parceria com o profissional Joel Abrão, da J. J. Abrão, o projeto do Edifício Saint Claire, na Rua Prof. João de Oliveira Torres, no Jardim Anália Franco, que venceu a categoria “Residencial Projeto”.
Com um estilo neoclássico imponente e nobre, ele chamou a atenção do júri especializado, que havia pré-selecionado 264 entre 1338 trabalhos inscritos, sendo outros três também da autoria de Abrão. “É um sonho receber este prêmio tão importante”, disse feliz da vida o arquiteto Joel com o troféu na mão. Ele é autor de 380 projetos em 23 anos de carreira, sendo 70 deles somente no bairro do Tatuapé. Tendo feito trabalhos para o Grupo Silvio Santos, entre eles o Complexo Anhanguera, ele conta que sua característica principal é trabalhar a fachada, a qualidade e a função dos projetos, e ainda ressalta a antiga parceria com a Porte.
“Em qualquer projeto, o grande incentivador é o cliente, é ele quem dá os limites”, afirma. Igor Melro, gerente comercial da Porte, acredita que trabalhar junto é essencial para o sucesso, e destaca a importância do projeto. “Ele se torna uma referência pelo fato de ser único na região”, diz Melro, que calcula o valor de R$ 7,5 mil reais o metro quadrado da obra.
A revista Wish Life publicada em 2007 traz uma matéria sobre o edifício Château Pozelli, cujo projeto é de autoria do arquiteto Joel Abrão. Trata-se de um edifício de luxo, que oferecerá aos seus moradores extremo conforto e bem-estar.
Sua arquitetura expõe o estilo neoclássico francês, mas também ao mesmo tempo se enquadra aos padrões modernos da alta sociedade. Visado por um público seleto e exigente, sua arquitetura nos propõe uma maneira exclusiva de morar bem, sem deixar de lado o quesito qualidade e sofisticação. “O lançamento do edifício Château Pozelli, na zona leste de São Paulo, reforça novo perfil da região, que comemora o crescimento do número de empreendimentos de luxo e a valorização de bairros como Tatuapé e Jardim Anália Franco.”
Publicada em fevereiro/março de 2006, a Revista Tatuapé traz uma reportagem quase biográfica e perfilada do arquiteto Joel Abrão feita pela Jornalista Fabiana Nascimento. A publicação bimestral é segmentada para o público que reside no bairro Tatuapé, em São Paulo, e regiões próximas.
Joel, que possui vários projetos espalhados pelo Tatuapé, foi o escolhido para ilustrar a matéria de capa desta revista e conta na reportagem o longo caminho que trilhou em sua vida desde a escolha por arquitetura, que ele revela que foi por um acaso, pois queria cursar Propaganda e Marketing, até seu primeiro emprego, a relação com o SBT e Silvio Santos e a realização do sonho que é a J.J. Abrão Arquitetura e Decoração Ltda.
Publicado no ano de 2005 e fazendo parte da coleção Portfólio Brasil da editora J.J. Carol, o livro começa com um belíssimo depoimento do casal Abravanel (Sílvio Santos e Íris), que se declaram fãs incondicionais de Joel Abrão e de seus projetos. Com textos de Luís Mário Romero, redação de Patrícia da Cruz e fotos de Luiz Machado e André Loretti, a publicação mostra as principais obras desse renomado arquiteto, desde prédios em regiões Nobres até o projeto de ampla magnitude que é o Complexo Anhanguera da rede de televisão SBT.
Joel expressa seu amor pela arquitetura e faz reflexões sobre sua vida e seus trabalhos junto ao Corpo Técnico da empresa J.J. Abrão Arquitetura e Decoração Ltda. com o qual trabalha.